quarta-feira, 13 de julho de 2011

PROJETO: ANIMAIS DE JARDIM


ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO

Rua João Alexandre, nº 590
Bairro Dom Bosco – CEP: 35661-221


Tema: Borboletas no ar para a vida renovar.
Público Alvo: Crianças de 6 anos de idade – 1º ano do Ensino Fundamental I
Período: Iniciou-se no final de abril e encerrou no final do mês de junho de 2011.
Conteúdo: Ciências – Meio Ambiente

Justificativa: As crianças desde bem pequenas se mostram curiosas e a todo o momento tentam desvendar e conhecer o mundo que os cercam. Já um pouco crescidas estabelecem relações de carinho e amizade. Mas às vezes isso não acontece com os insetos assim elas vivem uma relação de medo ou de curiosidade. Para desmistificar essa relação, e para promover o conhecimento de que todos os seres vivos têm relação direta com a vida do planeta e que os animais são promotores dessa vida , o estudo da borboleta é peça chave dentro desse projeto.

Objetivo:
  • Promover a conscientização sobre as relações de respeito e conservação entre os seres (natureza e ser humano).
  • Despertar nas crianças o desejo de descobrir e valorizar os insetos e seu papel na natureza.
  • Criar um borboletário para acompanhar, observar o desenvolvimento da borboleta, e aprender sobre o seu ciclo de vida.
  • Despertar o interesse na preservação do meio ambiente.

Desenvolvimento:
Para iniciar o projeto fiz um levantamento sobre o assunto. Cada aluno relatava como acreditavam que esses animais nasciam, cresciam, se reproduziam etc. Em seguida foi realizada uma listagem de animais que vivem no jardim e cada um escolheu sobre aquele que gostaria de aprender primeiro. A borboleta foi a mais votada . Durante duas semanas o encaminhamento dado girou em torno de buscar informações e organizar a temática juntamente com eles.
Para isso solicitamos a ajuda da Professora Sônia do Laboratório de Informática para nos auxiliar, orientar, apoiar na realização deste projeto.
Fomos para o laboratório e acessamos várias fontes de pesquisas que a Professora Sônia nos preparou.
Assistimos a um vídeo que contava uma história sobre borboletas e ensinava a fazer o borboletário.
Preparamos o material e fizemos o borboletário munidos das informações adquiridas. A borboleta nasce de ovos colocados em folhas... Entre o cuidado e o receio, os alunos foram coletar ovos, lagartas e até casulos para compor o borboletário.
Depois de pronta a montagem do borboletário durante as semanas seguintes as aulas se dividiam entre a observação e conhecer todo o ciclo através de aulas no laboratório de informática, com vídeos, poesias, músicas, leitura de textos pesquisados pelos alunos, atividades, exposições e principalmente a anotação de cada dado ou fato novo ocorrido no borboletário. Cada criança acompanhou de perto a metamorfose.
Ao nascer às primeiras borboletas o objetivo era devolve-las ao seu ambiente natural, uma vez que todos agora sabem da importância delas para renovar a vida das plantas com a polinização.
A professora Sônia sempre nos acompanhou, registrando todas as etapas do nosso projeto, através de fotos.
Construímos pequenos canteiros para a semeadura e plantação de algumas flores, na área da frente da escola. Uma maneira simbólica de dizer as nossas borboletas que levem consigo por onde passarem a mensagem de respeito e cuidado que essas crianças tem com os animais, em especial pela borboleta não somente por sua beleza, mas por aquilo que ela é capaz de promover.
Finalizamos o projeto no Laboratório de Informática, os alunos desenharam o desenvolvimento da borboleta e a professora Sônia scaneou os desenhos, passou no data show e o próprio aluno narrou sua história para os colegas, mostrando e contando tudo que aprendeu, desenvolvendo assim a oralidade, a criatividade... Os trabalhos depois ficaram em exposição no mural da escola.

Avaliação: A avaliação do projeto foi gradativa, os alunos se envolveram com prazer no projeto.
Estudar a borboleta, seu ciclo e como ela contribui para a preservação do meio ambiente foi uma maneira de fazer com que as crianças percebessem que cada ser mesmo pequenino tem e constrói seu papel na natureza e que respeitá-los é um meio de respeitar a si próprio e de garantir sua própria existência.

Elaboração do projeto: Professora Carla Jussara Silva Rodrigues do 1º ano do Ensino Fundamental I em parceria com a Professora Sônia Alves de Oliveira Gonzaga do Laboratório de Informática que nos incentivou e esteve presente em todos as etapas do projeto.
Colaboradora: Sônia Alves de Oliveira Gonzaga

terça-feira, 12 de julho de 2011

PROJETO: EDUCAÇÃO FÍSICA EM AÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO 
Rua João Alexandre, nº 590
Bairro Dom Bosco - CEP.: 35661-221
Telefone: 3231-9218
Email: edombosco@gmail.com
Blog: http://escoladbosco.blogspot.com


Tema: Tecnologia X Educação Física
Conteúdo: Jogo de Xadrez – Aulas teórica, práticas e avaliativas
Público Alvo: Todos os alunos do 6º ao 8º ano.

Justificativa: De acordo com o planejamento bimestral cada mês se trabalha um conteúdo, contemplando o parâmetro no CBC. E para melhor aproveitamento do conteúdo deste mês “Xadrez”, utilizamos os recursos do laboratório de informática, como um recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.
Esta atividade proporcionou não apenas mais uma opção de lazer, mas a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico. Segundo Charles Partos, mestre internacional suíço, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem as seguintes habilidades:
  • a atenção e a concentração;
  • o julgamento e o planejamento;
  • a imaginação e a antecipação;
  • a memória;
  • a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
  • o espírito de decisão e a coragem;
  • a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
  • a criatividade;
  • a inteligência;
  • a organização metódica do estudo;
  • o interesse pelas línguas estrangeiras.

Objetivo:
  • Ensinar o xadrez com o uso do laboratório de informática para desenvolver as primeiras habilidades do jogo.
  • Colocar os alunos perante novas formas de pesquisas e aprendizagem utilizando os recursos tecnológicos.
  • Valorizar os recursos que a informática nos oferece. Incentivando a prática em casa.
  • Fortalecer a relação entre a tecnologia e Educação Física.

Desenvolvimento:
1º passo: Pesquisa sobre o assunto (jogo de xadrez) em vários sites indicados pela professora Sônia. Apresentação no data show da parte teórica, para que os alunos pudessem ler, copiar e aprender as técnicas do jogo.

2º passo: Manuseio do tabuleiro e das peças.
Os alunos manusearam e jogaram o xadrez, colocando em prática as regras já estudadas.

3º passo: Competição aluno X computador
Os alunos no laboratório de informática, aprenderam a jogar tendo como adversário o computador e sanando algumas dúvidas de estratégias com o professor de Ed. Física João Paulo.

4º passo: Competição on-line aluno X aluno
E em outro momento em sistema on-line, jogaram entre si simultaneamente dentro do laboratório de informática, tornando uma competição intra-sala. Pura diversão! E desenvolvimento de múltiplas habilidades.

5º passo: Avaliação da parte teórica: regras, valores...
Foi realizada uma avaliação teórica sobre regras e valores do jogo de xadrez utilizando o data show para a visualização das questões as quais foram respondidas individualmente em gabarito distribuídos pelo professor no início da avaliação.

Avaliação: A avaliação do projeto foi gradativa, verificando a prática e a teoria com os recursos que a informática nos oferece. Os alunos se envolveram com prazer e durante o recreio, ainda continuam jogando e competindo entre si, desenvolvendo assim a concentração, raciocínio, espírito competitivo e esportivo no dia a dia escolar.

Elaboração do projeto: Professor de Educação Física João Paulo Pereira que solicitou ajuda da Professora Sônia Alves de Oliveira Gonzaga do Laboratório de Informática, que apoiou e colaborou com todos os momentos da realização do projeto.

Parceria que teve excelente resultado.

Colaboradora: Sônia Alves de Oliveira Gonzaga

quinta-feira, 7 de julho de 2011

PROJETO: Semana Minas em Destaque - 2011

JUSTIFICATIVA: Por ser um projeto de curta duração e muito rico em conteúdo, pensamos em atividades que proporcionassem aos alunos, ao mesmo tempo, conhecimento, o lúdico e o prazer. Este ano as crianças vão ouvir, ler e ilustrar músicas relacionadas à Minas Gerais.

OBJETIVOS: - Ressaltar a identidade, a cultura e as paisagens mineiras;
- Valorizar a felicidade de se viver em Minas;
- Conhecer o jeito simples da vida mineira;
- Conhecer pelo nome algumas cidades mineiras;
- Conhecer algumas características das paisagens, das riquezas e do povo mineiro.

CONTEÚDO: - leitura, interpretação e ilustração das músicas:

• Seio de Minas (Paula Fernandes)
• Simplicidade (Pato Fu)
• Pátria Minas (Marcus Viana)
• Eu sou Mineiro (Tianastácia)
• Minas das Violas (César Menotti e Fabiano)
• Lugar melhor que BH (César Menotti e Fabiano)
• Caminhos de Minas (Zé Geraldo)
• Jeito de Mato (Paula Fernandes)

ANOS: 1º ao 5º

TEMPO ESTIMADO: uma semana

MATERIAL NECESSÁRIO: CD, vídeo, letra da música escolhida pelo professor, papel, lápis de cor, canetinha, mapas de Minas Gerais...

DESENVOLVIMENTO:

1ª etapa – Apresente as músicas para as crianças e escolha uma para desenvolver o trabalho. Proponha a ilustração. Oriente os alunos a decidir aspectos como escolha do material (recorte e colagem com papéis variados, gravuras recortadas de livros ou revistas, desenhos usando lápis de cor, canetinhas ou tintas...) e exposição do trabalho.

2ª etapa- Escreva a letra da música em um cartaz e proponha a leitura coletiva e individual do texto. Elabore atividades orais ou escritas de acordo com o desenvolvimento dos alunos, explorando o texto (gênero textual, título, autor; interpretar; circular letra, sílabas e palavras, rimas, palavras desconhecidas, metáforas, inferências...). Sem aprofundar, explorar conteúdos de Geografia e História: relevo, riquezas e características do povo mineiro, listar nomes de cidades e localizá-las no mapa...

3ª etapa – De acordo com o combinado ilustrar a música e expor o trabalho.

PRODUTO FINAL: Exposição das músicas ilustradas pelos alunos.

AVALIAÇÃO: Considere os objetivos previstos inicialmente, que devem servir de referência para avaliar as aprendizagens. Verifique se o trabalho realizado pelos alunos realmente ilustra pontos relevantes da música. Avalie também o envolvimento, interesse e participação dos alunos no decorrer do projeto.

SUGESTÃO DE SITES: Os professores poderão visitar os sites com os alunos para copiar a letra da música, assistir aos vídeos sobre Minas Gerais relacionados com a música escolhida nos computadores, ou gravá-los para assistir no data show, pesquisar mapas de Minas Gerais sobre as cidades e suas riquezas, as características do povo mineiro, o relevo, etc.

Alguns sites:

http://www.youtube.com/
(http://www.youtube.com/watch?v=jhzm3ytpgg8/ http://www.youtube.com/watch?v=eVtK9wTZLz4/
http://www.youtube.com/watch?v=jc97UZWL3Vs/

http://www.vagalume.com.br/
http://www.cidadeshistoricasdeminas.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Minas_Gerais
http://www.mg.gov.br/governomg/portal/m/governomg/conheca-minas/geografia/5668-clima-vegetacao-e-relevo/5146/5044

Observação:
• Professor, não considere esse projeto como acabado. Tenho certeza de que você, com sua criatividade e conhecimento, poderá enriquecê-lo.
• As atividades realizadas foram postadas no blog da Escola (http://escolaorosina.blogspot.com)

Especialistas : Ana Maria Colen e Dalva Nogueira Campos
Cursista : Shirley Maria B. Lima

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PROJETO: FAMÍLIA - VOVÓ E VOVÔ

1. JUSTIFICATIVA:
Todos sabemos da importância dos avós na vida e na formação de muitas crianças no nosso país. Muitos auxiliam os filhos na manutenção de seus lares e influenciam direta ou indiretamente nas decisões e educação dos netos.
Convivendo com os alunos observamos a dificuldade de muitos para respeitar as pessoas mais velhas em casa, na rua e até na escola.
“Pensar na velhice é tarefa de todos, não só dos velhos, mas também dos jovens. Quando dizemos que alguém é velho, queremos dizer o quê? Velho pode ser uma palavra carinhosa ou pejorativa. Existe preconceito em relação aos idosos. E onde há preconceito - você já sabe - tem muito desconhecimento. Por um lado, a idade está associada à sabedoria e à experiência. Por outro lado, o velho é visto como uma pessoa frágil e sem autonomia. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas.” (Heidi Strecker , filósofa e educadora)
Por assim entender, a escola propõe um trabalho que desperte nos alunos valores como o cuidado, a atenção, a gentileza e o respeito às pessoas e à família.

2. PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ao 5º anos.

3. PERÍODO: de julho a outubro, dando ênfase ao dia dos avós - 26 de julho e ao dia do idoso – 1º de outubro.

4. OBJETIVO GERAL:
Criar um elo harmonioso entre crianças e avós, passando-lhes valores como respeito aos idosos e valorização da família.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Proporcionar momentos de reflexão às crianças sobre sua convivência com os avós.
• Desenvolver atitudes responsáveis e respeitosas com relação ao próximo e à família.
• Formar o aluno consciente dos seus direitos e deveres, desenvolvendo conceitos e valores que o conduzirão a valorizar a sabedoria adquirida pelos idosos ao longo da vida.
• Levar as crianças a refletir sobre a importância da família e a contribuição da mesma para o seu crescimento e desenvolvimento físico e social.

6. ÁREAS ENVOLVIDAS:
Recreação, Arte, Ensino Religioso, Língua Portuguesa

7. DESENVOLVIMENTO:
De acordo com os Anos (1º ao 5º), alunos e professoras realizarão atividades relacionadas a cada conteúdo durante o tempo de execução do projeto com ou sem a presença dos avós.

• Recreação: proporcionar brincadeiras do tempo dos avós.
• Arte: realizar atividades como músicas, assistir filmes, artesanatos (crochês...), culinária (promovendo um lanche com bolos, biscoitos, chás...)
• Ensino Religioso: promover e preparar a visita dos avós na escola realizando atividades, promovendo momentos de reflexão e desenvolvimento de atitudes de aprendizagem sobre valores.
• Língua Portuguesa: pesquisar sobre família, textos envolvendo valores, confeccionar convite para a visita dos avós na Escola, elaborar entrevistas, promover o conto de histórias pelos avós, realizar atividades de jogos educativos com os avós no computador.

8. CRONOGRAMA:
• Durante todo o projeto trabalhar com textos envolvendo os valores.
1ª etapa: no mês de julho realizar pesquisas sobre família, valores. Trabalhar com músicas. Confeccionar lembrancinhas para o dia dos avós.

2ª etapa: nos meses de agosto e setembro assistir a filmes e vídeos sobre família, principalmente sobre os avós. Elaborar convite para uma visita dos avós na Escola para que eles contem histórias e realizar uma entrevista com eles.

3ª etapa: em outubro promover um dia de visita dos avós na escola – um auditório - com lanche, preparar brincadeiras, jogos no computador, atividades manuais, músicas. Dar ênfase e uma lembrancinha pelo dia dos idosos.

9. SUGESTÃO de SITES que os professores poderão utilizar para desenvolvimento do projeto:
• Sites para atividades no computador com os avós
http://www.escolagames.com.br/
http://www.sitiodosmiudos.pt/810/planetaclick.asp?modulo=0207
ABC – JOGOS – TUX Math
ABC – GCOMPRIS – MULTIDISCIPLINAR
TUX PAINT
• Sites para músicas, atividades diversas, mensagens de vídeos
http://pragentemiuda.blogspot.com/2010/07/especial-dia-da-vovo.html
http://search.4shared.com/q/CCQD/1/music/Meu+av%C3%B4+
http://www.4shared.com/
http://www.youtube.com/watch?v=hPOeadmEm6I
http://www.youtube.com/watch?v=u7RJasY0Ekg
• Sites de pesquisas, textos para reflexão
http://www.portaldafamilia.org/familiaviva/projetos.shtml

10. AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante a execução do projeto, considerando os objetivos previstos inicialmente: mudança de atitude em relação aos idosos, envolvimento, interesse e participação em todas as atividades realizadas.

Observação:

• Todas as atividades serão registradas em fotos e postadas no blog da escola (http://escolaorosina.blogspot.com)

Cursista: Shirley Maria B. Lima

domingo, 3 de julho de 2011

Projeto: Sarau Infantil

Objetivos: 
  • Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma.
  • Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal
Conteúdo:
  • Comunicação oral
Turmas: Educação Infantil,  1º e 2º Ano

Tempo estimado: Dois meses

Material necessário:

Filmadora, Caixa de papelão, Aparelho de som, CD A arca de noé- vols. 1 e 2,  livros A Arca de Noé. Poemas desengonçados de Ricardo Azevedo, Respeito, Eu sou criança de Pedro Bandeira.

Flexibilização: 

Para trabalhar com alunos com deficiência mental, acessar www.ne.org.br e digitar na busca "Sarau infantil"

Desenvolvimento:

  • 1ª Etapa:
Verificar o conhecimento prévio dos alunos e estimula-los a declamar para os colegas.

  • 2ª Etapa: 
Apresentar algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.

  • 3ª Etapa:
Ler poesias para a turma todos os dias. Conversar com eles sobre as poesias e como se  deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, orientar as crianças a pedir para  os pais  para  recitar e  registrar por  escrito poemas e versinhos que apreciam. Usar a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos
pelos pais, os livros e o CD.
  • 4ª Etapa: 
Ler  a  poesia  Bola  de  Gude, do  livro  Poemas  desengonçados, chamando  a  atenção  da turma para a entonação, dicção e altura da voz. Propor que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Usar a fimadora para gravar esses momentos.
 
  • 5ª Etapa:
No Laboratório de Informática exibir o vídeo e analisar com a turma o que está ou não adequado.

  • 6ª Etapa: 
Selecionar e ensaiar a turma seus textos prediletos. Filmar as apresentações e expor as imagens para que todos possam se aperfeiçoar.

Produto Final:

Sarau Infantil
Sugestão: Festa da Família

Avaliação:

Apreciação e registro realizado pelo professor durante o decorrer do projeto.

Alunas do Proinfo: Carmensita e Maria José

Projeto: Anuário Fotográfico Online

Objetivos: 
  • Antecipar o entendimento de textos em inglês por meio da leitura de imagens, títulos e legendas.
  • Planejar e escrever textos para o álbum da classe.
Conteúdos: 
  • Presente simples
  • Passado simples
  • advérbios, conectivos e adjetivos
Anos: 6ºe 7º

Tempo estimado: O ano todo (Pelo menos duas aulas por mês)

Material necessário: Fotos produzidas pelos alunos.

 Desenvolvimento:

  • 1ª Etapa: 
Para apresentar o gênero álbum de fotos, peça que os alunos tragam fotografias antigas e atuais. Discutir se esses  registros  podem ser  considerados  instrumentos  de  documentação histórica.  Solicitar, ainda, uma pesquisa na internet sobre as características dos  anuários  produzidos  por  escolas,  dizendo que a ideia é produzir  um  semelhante  para  a classe. Alguns  sites  úteis  são  en.wikipedia.org/wiki/yearbook, www.e-yearbook.com, e www.old-yearbooks.com.

  • 2ª Etapa:
 Com base nos dados coletados na pesquisa, pedir à classe que registre em fotos momentos significativos do ano. Ressaltar, ainda, que as fotos do  anuário  possuem  título  e  uma   legenda. Em seguida, mostrar outras  imagens  e  legendas  soltas, pedindo  que  a   turma ligue  o   texto   à   foto correspondente.
  • 3ª Etapa:
Organizar com a turma as categorias em que as imagens produzidas ao longo do ano serão classificadas. Para  cada uma dessas categorias escolher um conteúdo a ser enfatizado. Para fotos de ações habituais, trabalhe o presente simples. Para imagens de eventos com data definida, o passado simples. Selecionar exemplos de legendas que se encaixem nessas categorias para que a classe se familiarize com os elementos de cada uma.
  • 4ª Etapa:
Produção de textos:
-Os alunos deverão escolher as fotos mais representativas, encaixa-las em uma categoria e escrever títulos e legendas para cada uma.

  • 5ª Etapa:
Montar um slideshow, de acordo com a produção escrita.

Produção Final: Álbum fotográfico coletivo com títulos e legendas

Avaliação:

Analisar a adequação gráfica e textual do álbum: títulos cumprem a função de apresentar  a foto? Legendas apresentam descrições claras e coerentes de pessoas e eventos? Os conteúdos curriculares foram   usados corretamente (presente simples para ações cotidianas, passado simples para o ocorrido ao longo  do ano e adjetivos, conectivos e advérbios para enriquecer as descrições)? Com base  nesses critérios, manter  uma ficha de cada aluno para identificar quais pontos necessitam ser  mais bem  trabalhados  nas  atividades  de revisão coletiva.

Alunas: Carmensita e Maria José

Projeto: Galeria Virtual de Arte

Objetivos: 
  • Apreciar acervos online.
Conteúdo
  • Arte visual
Anos: 4º e 5º

Tempo estimado: 15 aulas

Material Necessário:
Computadores com acesso à internet, mapa-múndi e lista dos grandes museus de arte no mundo (disponível em www.abr.io/grandes_museus).

Desenvolvimento:
  • 1ª Etapa: 
 Verificar o conhecimeto prévio dos alunos em relação ao tema.
  • 2ª Etapa:
Apresentar a lista dos grandes museus e situar alguns no mapa-múndi para mostra-los o quão distantes então do Brasil. Questionar  com  a  turma  como  eles  imaginam  que  a  internet  pode  ser  útil  para  encurtar as distâncias. Explique que certas instituições disponibilizam parte do acervo na rede e que o Google Art Project reúne várias telas.
  • 3ª Etapa: 
Divida as crianças em grupos de acordo com o número de computadores disponíveis no laboratório e incetive a navegação pelo Art Project.

4ª Etapa:
  • Cada grupo deverá escolher um museu pela qual desejam navegar e após apreciarem o  acervo deverão prepara uma apresentação para os colegas na aula seguinte.
5ª Etapa: Após a apresentação dos grupos, o regente deverá instruí-los na realização de um debate.

6ª Etapa: Cada grupo deverá montar seu próprio acervo de arte através de desenhos feitos por eles em papel ofício que após scaniados serão colocados em uma apresentação de slaides.

Avaliação: Apresentação dos slaides montados com a apreciação dos alunos.

Alunas do Proinfo: Carmensita e Maria José

Projeto: Pesquisa em Internet

   “Escola Municipal Dona Cotinha”
Rua Ivo Resende Mendonça n°150
Bairro: Padre Libério Pará de Minas – MG CEP: 35660-288





Projeto: Pesquisa em Internet

Justificativa: Sem saber como pesquisar, os alunos não se debruçam cuidadosamente sobre a escolha do conteúdo e entram no primeiro site da vista, sem nenhuma análise prévia sobre sua confiabilidade. E por isso, é necessário ensinar a turma a refletir e a qualificar a turma a refletir e a qualificar suas fontes na grande rede. Como maneira interessante de levar os alunos a analisar os sites é pedir que eles justifiquem a escolha de um endereço e quais critérios sustentam a opção.

Objetivo Geral: Identificar fontes confiáveis para pesquisa na Internet.

Objetivos Específicos: Conhecer a importância de pesquisar em sites confiáveis.
-Selecionar de maneira coesa e coerente os dados.
-Definir os pontos importantes para pesquisar.
-Orientar os alunos nos sites de pesquisa.
-Propor situação - problema para o tema pesquisado.

Metodologia: Escolha um tema de estudo com os alunos e estabeleça os pontos mais importantes para investigar, definindo as perguntas que devem ser respondidas na pesquisa. Na sala de informática, pergunte se eles conhecem sites que servem para fazer pesquisa. Aproveite a oportunidade para explicar como funcionam. O Google, por exemplo, tem um banco de dados e busca nele a palavra ou frase pesquisada sem levar em consideração. Se as informações do site são certas ou erradas. Entre no Google e perguntem quais são as melhores palavras-chave para o tema pesquisado, e terá melhores resultados. Proponha uma situação-problema levando dois sites que possuam informações conflitantes sobre o tema. Pergunte: “Em qual confiar? "Responda a questão deixando a turma pesquisar. Caso o aluno entre no primeiro link e imprima as informações sem verificar se elas são corretas, discuta os critérios para selecionar sites confiáveis pertinentes. O primeiro passo é verificar a terminologia deles: - org (sites de organizações não governamentais), - com (sites comerciais) e - gov (sites do governo). Depois dessa explicação lance faz pergunta: a pessoa ou a instituição tem acesso a informações confiáveis ou estudam o tema? Apresente também seus sites de confiança, explicando suas escolhas. Oriente os alunos a selecionar três sites para a pesquisa. Peça que eles expliquem critérios de escolha e certifiquem-se de que as informações obtidas respondem aos questionamentos da pesquisa.

Produto Final (avaliação): Programe uma próxima visita ao laboratório de informática e observe se os alunos utilizam palavras-chaves adequadas ao conteúdo pesquisado, escolhem os sites verificando sua procedência e se analisam de forma correta sua confiabilidade. Avalie também os argumentos utilizados em relação a todas essas opções.


Iria Inez e Jaqueline Jacob.

Projeto: Dia das Bruxas

Objetivos:
  • Avançar no conhecimento da linguagem escrita e do sistema.
  • Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos.
Conteúdos:
  • Leitura 
  • Escrita
Anos: 1º ao 5º
Tempo estimado: 20 aulas
Material Necessário: Contos como: A bruxa Salomé, As férias da Bruxa Onilda, Cinderela, Rapunzel em livros e DVD.
Desenvolvimento:
  • 1ª Etapa: Selecionar contos que tenham bruxas como personagens;
  • 2ª Etapa: Durante quatro dias o professor deverá fazer a leitura oral dos textos; instigando os alunos a relacioná-los.
  • 3ª Etapa: assistir os filmes relacionados às histórias contados, no Laboratório de informática.
  • 4ª Etapa: De acordo com as capacidades da turma os alunos deverão em dupals escrever ou digitar informações relacionadas às bruxas das histórias estudadas.
  • 5ª Etapa: Elaborar com a turma um teatro tendo como um dos personagens uma bruxa; que deverá ser apresentado para todos os alunos do turno.
Avaliação: Apresentação do teatro

Alunas do Proinfo: Carmensita e Maria José

PROJETO "SARAU LITERÁRIO"

O Projeto "SARAU LITERÁRIO" está sendo desenvolvido na Escola Municipal "Professora Amélia Guimarães".
  Percebendo a necessidade de resgatar o hábito da leitura este projeto foi elaborado.
  O Sarau é uma atividade que tem o objetivo de estimular a leitura de obras contemporâneas e com expressividade significativa no cotidiano. Já lemos Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Chico Buarque, Renato Russo, Ailton José, Cazuza e outros poetas brasileiros. 
  Somos os principais responsáveis pelo gosto à leitura, cabe-nos então estimular nossos alunos.
   A escola é o espaço ideal para a prática da leitura e da valorização cultural dos alunos.
JUSTIFICATIVAS:
  O Projeto foi criado no intuito de mostrar que a poesia sempre esteve presente na alma humana e se manifesta desde os tempos mais remotos.
   Os acontecimentos sobre a natureza e atos heróicos dos homens foram temas de narrativas em verso, expressos oralmente e repassados de geração em geração.
   Os gêneros líricos, épico e dramático eram escritos em forma de poesia e por muito tempo a poesia estava relacionada com o sagrado.
   Os grandes homens, antes de serem filósofos, físicos, matemáticos, eram poetas.
   A poesia sempre foi capaz de causar espanto e encantamento em todas as gerações, é a arte  do espanto, da complexidade, do belo. E este é um momento muito importante para que nossos alunos compartilhem os valores de criatividade e expressem, através de declamações de poemas, coreografias, cordel, teatro, dramatizações, músicas, slides, leituras, desenhos e cartazes, redações, palestras e tantas outras formas de interatividade o potencial de arte e cultura que podemos encontrar nos livros, nos autores, na vida!
OBJETIVOS GERAIS:
  • Promover atitudes que levem os alunos a terem o gosto pela leitura incentivando e proporcionando momentos de leitura diversos na sala de aula e fora dela.
  • Desenvolver e aprimorar a habilidade de produzir  textos.
  • Despertar nos alunos o interesse em conhecer melhor os autores, seus livros, suas ideias.
  • Trabalhar com os alunos o interesse pela boa música, arte e cultura.
  • Reconhecer o estabelecimento escolar como um grande incentivador no processo de aquisição e desenvolvimento da leitura. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver o gosto por poesias;
  • Aprimorar a capacidade linguística; 
  • Promover o encontro da família em torno dos poemas e da música;
  • Estimular a produção de textos poéticos;
  • Despertar em nossos alunos a prática do bem comum, do respeito, carinho, solidariedade, e compaixão pelo próximo através da poesia e da música.
  • Usar todos os recursos para pesquisar (na biblioteca e no laboratório de informática) e descobrir informações sobre a literatura e sua atuação na vida das pessoas.
  • Aproveitar os recursos oferecidos pelo laboratório de informática para atrair a atenção do aluno e despertar nele a vontade de ler e declamar poemas.
DESENVOLVIMENTO:
  • Levar os alunos para a sala de informática para pesquisarem os poemas de Drummond, Mário Quintana, Cecília Meireles  e outros. Visitar os sites dos autores e descobrir curiosidades sobre eles.
  • Assistir a apresentações de slides e vídeos com poemas no Laboratório de Informática.
  • Usar a biblioteca como fonte de pesquisa literária.
  • Trabalhar as diferenças e semelhanças entre poema e poesia.
  • Produzir poemas, criar paródias em cima de poemas e músicas conhecidas. 
  • Digitar as poesias e fazer a impressão no Laboratório de Informática.
  • Produzir e montar os trabalhos que serão expostos no "Mural do amor".
  • Promover uma "mesa redonda" com o escritor Ailton José  proporcionando aos alunos a oportunidade de falar sobre poesia e literatura com um autor. Nesta oportunidade serão apresentados livros e faremos um sorteio para os alunos.
  • Montar uma oficina de dramatização para declamação com o grupo de teatro da escola.
  • Envolvimento dos alunos que participam da nossa Banda Estudantil e no dia do Sarau farão o fundo musical para as declamações.
  • Ensaio de uma valsa e um tango que relacionam música e literatura.
  • Ensaio dos alunos para as apresentações musicais.
ÁREA ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa - estudo de poemas, autores, produção de textos e promoção do Sarau Literário.
Artes - confecção de murais, cartazes, exposições de trabalhos.
Música (Márcio) - Os alunos que fazem parte da Banda Estudantil do Caic estarão envolvidos no ensaio e apresentação do fundo musical no dia do Sarau.
Teatro (Rony Moraes) - Apresentação e declamação das poesias.
Geografia (Jefferson) - Ornamentação do Sarau Literário.
DURAÇÃO:
O Projeto já está em execução sendo previsto o encerramento para a 2ª Semana de Julho.
CULMINÂNCIA:
Realização de um "SARAU LITERÁRIO" com apresentação de todos os números artísticos que estão sendo preparados e exposição dos trabalhos confeccionados nos murais da escola.
Este projeto foi elaborado pela professora "Terezinha".
(Cursistas: Sílvia Helena de Lima Costa Cançado e Eliana Aparecida Campos Gonçalves)


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Comentarios

Achei muito interessante o projeto e acredito que os alunos terão facilidade em desenvolvê-lo.
Iria Inez e Jaqueline Jacob . Escola M. Dona Cotinha