domingo, 3 de julho de 2011

Projeto: Pesquisa em Internet

   “Escola Municipal Dona Cotinha”
Rua Ivo Resende Mendonça n°150
Bairro: Padre Libério Pará de Minas – MG CEP: 35660-288





Projeto: Pesquisa em Internet

Justificativa: Sem saber como pesquisar, os alunos não se debruçam cuidadosamente sobre a escolha do conteúdo e entram no primeiro site da vista, sem nenhuma análise prévia sobre sua confiabilidade. E por isso, é necessário ensinar a turma a refletir e a qualificar a turma a refletir e a qualificar suas fontes na grande rede. Como maneira interessante de levar os alunos a analisar os sites é pedir que eles justifiquem a escolha de um endereço e quais critérios sustentam a opção.

Objetivo Geral: Identificar fontes confiáveis para pesquisa na Internet.

Objetivos Específicos: Conhecer a importância de pesquisar em sites confiáveis.
-Selecionar de maneira coesa e coerente os dados.
-Definir os pontos importantes para pesquisar.
-Orientar os alunos nos sites de pesquisa.
-Propor situação - problema para o tema pesquisado.

Metodologia: Escolha um tema de estudo com os alunos e estabeleça os pontos mais importantes para investigar, definindo as perguntas que devem ser respondidas na pesquisa. Na sala de informática, pergunte se eles conhecem sites que servem para fazer pesquisa. Aproveite a oportunidade para explicar como funcionam. O Google, por exemplo, tem um banco de dados e busca nele a palavra ou frase pesquisada sem levar em consideração. Se as informações do site são certas ou erradas. Entre no Google e perguntem quais são as melhores palavras-chave para o tema pesquisado, e terá melhores resultados. Proponha uma situação-problema levando dois sites que possuam informações conflitantes sobre o tema. Pergunte: “Em qual confiar? "Responda a questão deixando a turma pesquisar. Caso o aluno entre no primeiro link e imprima as informações sem verificar se elas são corretas, discuta os critérios para selecionar sites confiáveis pertinentes. O primeiro passo é verificar a terminologia deles: - org (sites de organizações não governamentais), - com (sites comerciais) e - gov (sites do governo). Depois dessa explicação lance faz pergunta: a pessoa ou a instituição tem acesso a informações confiáveis ou estudam o tema? Apresente também seus sites de confiança, explicando suas escolhas. Oriente os alunos a selecionar três sites para a pesquisa. Peça que eles expliquem critérios de escolha e certifiquem-se de que as informações obtidas respondem aos questionamentos da pesquisa.

Produto Final (avaliação): Programe uma próxima visita ao laboratório de informática e observe se os alunos utilizam palavras-chaves adequadas ao conteúdo pesquisado, escolhem os sites verificando sua procedência e se analisam de forma correta sua confiabilidade. Avalie também os argumentos utilizados em relação a todas essas opções.


Iria Inez e Jaqueline Jacob.

Um comentário:

  1. Nossos alunos precisam de trabalhos como esse que leve-os a fazer uma pesquisa por caminhos mais confiáveis.

    Carmensita e Maria José

    ResponderExcluir