1. JUSTIFICATIVA:
Todos sabemos da importância dos avós na vida e na formação de muitas crianças no nosso país. Muitos auxiliam os filhos na manutenção de seus lares e influenciam direta ou indiretamente nas decisões e educação dos netos.
Convivendo com os alunos observamos a dificuldade de muitos para respeitar as pessoas mais velhas em casa, na rua e até na escola.
“Pensar na velhice é tarefa de todos, não só dos velhos, mas também dos jovens. Quando dizemos que alguém é velho, queremos dizer o quê? Velho pode ser uma palavra carinhosa ou pejorativa. Existe preconceito em relação aos idosos. E onde há preconceito - você já sabe - tem muito desconhecimento. Por um lado, a idade está associada à sabedoria e à experiência. Por outro lado, o velho é visto como uma pessoa frágil e sem autonomia. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas.” (Heidi Strecker , filósofa e educadora)
Por assim entender, a escola propõe um trabalho que desperte nos alunos valores como o cuidado, a atenção, a gentileza e o respeito às pessoas e à família.
2. PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ao 5º anos.
3. PERÍODO: de julho a outubro, dando ênfase ao dia dos avós - 26 de julho e ao dia do idoso – 1º de outubro.
4. OBJETIVO GERAL:
Criar um elo harmonioso entre crianças e avós, passando-lhes valores como respeito aos idosos e valorização da família.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Proporcionar momentos de reflexão às crianças sobre sua convivência com os avós.
• Desenvolver atitudes responsáveis e respeitosas com relação ao próximo e à família.
• Formar o aluno consciente dos seus direitos e deveres, desenvolvendo conceitos e valores que o conduzirão a valorizar a sabedoria adquirida pelos idosos ao longo da vida.
• Levar as crianças a refletir sobre a importância da família e a contribuição da mesma para o seu crescimento e desenvolvimento físico e social.
6. ÁREAS ENVOLVIDAS:
Recreação, Arte, Ensino Religioso, Língua Portuguesa
7. DESENVOLVIMENTO:
De acordo com os Anos (1º ao 5º), alunos e professoras realizarão atividades relacionadas a cada conteúdo durante o tempo de execução do projeto com ou sem a presença dos avós.
• Recreação: proporcionar brincadeiras do tempo dos avós.
• Arte: realizar atividades como músicas, assistir filmes, artesanatos (crochês...), culinária (promovendo um lanche com bolos, biscoitos, chás...)
• Ensino Religioso: promover e preparar a visita dos avós na escola realizando atividades, promovendo momentos de reflexão e desenvolvimento de atitudes de aprendizagem sobre valores.
• Língua Portuguesa: pesquisar sobre família, textos envolvendo valores, confeccionar convite para a visita dos avós na Escola, elaborar entrevistas, promover o conto de histórias pelos avós, realizar atividades de jogos educativos com os avós no computador.
8. CRONOGRAMA:
• Durante todo o projeto trabalhar com textos envolvendo os valores.
1ª etapa: no mês de julho realizar pesquisas sobre família, valores. Trabalhar com músicas. Confeccionar lembrancinhas para o dia dos avós.
2ª etapa: nos meses de agosto e setembro assistir a filmes e vídeos sobre família, principalmente sobre os avós. Elaborar convite para uma visita dos avós na Escola para que eles contem histórias e realizar uma entrevista com eles.
3ª etapa: em outubro promover um dia de visita dos avós na escola – um auditório - com lanche, preparar brincadeiras, jogos no computador, atividades manuais, músicas. Dar ênfase e uma lembrancinha pelo dia dos idosos.
9. SUGESTÃO de SITES que os professores poderão utilizar para desenvolvimento do projeto:
• Sites para atividades no computador com os avós
http://www.escolagames.com.br/
http://www.sitiodosmiudos.pt/810/planetaclick.asp?modulo=0207
ABC – JOGOS – TUX Math
ABC – GCOMPRIS – MULTIDISCIPLINAR
TUX PAINT
• Sites para músicas, atividades diversas, mensagens de vídeos
http://pragentemiuda.blogspot.com/2010/07/especial-dia-da-vovo.html
http://search.4shared.com/q/CCQD/1/music/Meu+av%C3%B4+
http://www.4shared.com/
http://www.youtube.com/watch?v=hPOeadmEm6I
http://www.youtube.com/watch?v=u7RJasY0Ekg
• Sites de pesquisas, textos para reflexão
http://www.portaldafamilia.org/familiaviva/projetos.shtml
10. AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante a execução do projeto, considerando os objetivos previstos inicialmente: mudança de atitude em relação aos idosos, envolvimento, interesse e participação em todas as atividades realizadas.
Observação:
• Todas as atividades serão registradas em fotos e postadas no blog da escola (http://escolaorosina.blogspot.com)
Cursista: Shirley Maria B. Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário