quinta-feira, 7 de julho de 2011

PROJETO: Semana Minas em Destaque - 2011

JUSTIFICATIVA: Por ser um projeto de curta duração e muito rico em conteúdo, pensamos em atividades que proporcionassem aos alunos, ao mesmo tempo, conhecimento, o lúdico e o prazer. Este ano as crianças vão ouvir, ler e ilustrar músicas relacionadas à Minas Gerais.

OBJETIVOS: - Ressaltar a identidade, a cultura e as paisagens mineiras;
- Valorizar a felicidade de se viver em Minas;
- Conhecer o jeito simples da vida mineira;
- Conhecer pelo nome algumas cidades mineiras;
- Conhecer algumas características das paisagens, das riquezas e do povo mineiro.

CONTEÚDO: - leitura, interpretação e ilustração das músicas:

• Seio de Minas (Paula Fernandes)
• Simplicidade (Pato Fu)
• Pátria Minas (Marcus Viana)
• Eu sou Mineiro (Tianastácia)
• Minas das Violas (César Menotti e Fabiano)
• Lugar melhor que BH (César Menotti e Fabiano)
• Caminhos de Minas (Zé Geraldo)
• Jeito de Mato (Paula Fernandes)

ANOS: 1º ao 5º

TEMPO ESTIMADO: uma semana

MATERIAL NECESSÁRIO: CD, vídeo, letra da música escolhida pelo professor, papel, lápis de cor, canetinha, mapas de Minas Gerais...

DESENVOLVIMENTO:

1ª etapa – Apresente as músicas para as crianças e escolha uma para desenvolver o trabalho. Proponha a ilustração. Oriente os alunos a decidir aspectos como escolha do material (recorte e colagem com papéis variados, gravuras recortadas de livros ou revistas, desenhos usando lápis de cor, canetinhas ou tintas...) e exposição do trabalho.

2ª etapa- Escreva a letra da música em um cartaz e proponha a leitura coletiva e individual do texto. Elabore atividades orais ou escritas de acordo com o desenvolvimento dos alunos, explorando o texto (gênero textual, título, autor; interpretar; circular letra, sílabas e palavras, rimas, palavras desconhecidas, metáforas, inferências...). Sem aprofundar, explorar conteúdos de Geografia e História: relevo, riquezas e características do povo mineiro, listar nomes de cidades e localizá-las no mapa...

3ª etapa – De acordo com o combinado ilustrar a música e expor o trabalho.

PRODUTO FINAL: Exposição das músicas ilustradas pelos alunos.

AVALIAÇÃO: Considere os objetivos previstos inicialmente, que devem servir de referência para avaliar as aprendizagens. Verifique se o trabalho realizado pelos alunos realmente ilustra pontos relevantes da música. Avalie também o envolvimento, interesse e participação dos alunos no decorrer do projeto.

SUGESTÃO DE SITES: Os professores poderão visitar os sites com os alunos para copiar a letra da música, assistir aos vídeos sobre Minas Gerais relacionados com a música escolhida nos computadores, ou gravá-los para assistir no data show, pesquisar mapas de Minas Gerais sobre as cidades e suas riquezas, as características do povo mineiro, o relevo, etc.

Alguns sites:

http://www.youtube.com/
(http://www.youtube.com/watch?v=jhzm3ytpgg8/ http://www.youtube.com/watch?v=eVtK9wTZLz4/
http://www.youtube.com/watch?v=jc97UZWL3Vs/

http://www.vagalume.com.br/
http://www.cidadeshistoricasdeminas.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Minas_Gerais
http://www.mg.gov.br/governomg/portal/m/governomg/conheca-minas/geografia/5668-clima-vegetacao-e-relevo/5146/5044

Observação:
• Professor, não considere esse projeto como acabado. Tenho certeza de que você, com sua criatividade e conhecimento, poderá enriquecê-lo.
• As atividades realizadas foram postadas no blog da Escola (http://escolaorosina.blogspot.com)

Especialistas : Ana Maria Colen e Dalva Nogueira Campos
Cursista : Shirley Maria B. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário