domingo, 3 de julho de 2011

Projeto: Sarau Infantil

Objetivos: 
  • Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma.
  • Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal
Conteúdo:
  • Comunicação oral
Turmas: Educação Infantil,  1º e 2º Ano

Tempo estimado: Dois meses

Material necessário:

Filmadora, Caixa de papelão, Aparelho de som, CD A arca de noé- vols. 1 e 2,  livros A Arca de Noé. Poemas desengonçados de Ricardo Azevedo, Respeito, Eu sou criança de Pedro Bandeira.

Flexibilização: 

Para trabalhar com alunos com deficiência mental, acessar www.ne.org.br e digitar na busca "Sarau infantil"

Desenvolvimento:

  • 1ª Etapa:
Verificar o conhecimento prévio dos alunos e estimula-los a declamar para os colegas.

  • 2ª Etapa: 
Apresentar algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.

  • 3ª Etapa:
Ler poesias para a turma todos os dias. Conversar com eles sobre as poesias e como se  deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, orientar as crianças a pedir para  os pais  para  recitar e  registrar por  escrito poemas e versinhos que apreciam. Usar a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos
pelos pais, os livros e o CD.
  • 4ª Etapa: 
Ler  a  poesia  Bola  de  Gude, do  livro  Poemas  desengonçados, chamando  a  atenção  da turma para a entonação, dicção e altura da voz. Propor que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Usar a fimadora para gravar esses momentos.
 
  • 5ª Etapa:
No Laboratório de Informática exibir o vídeo e analisar com a turma o que está ou não adequado.

  • 6ª Etapa: 
Selecionar e ensaiar a turma seus textos prediletos. Filmar as apresentações e expor as imagens para que todos possam se aperfeiçoar.

Produto Final:

Sarau Infantil
Sugestão: Festa da Família

Avaliação:

Apreciação e registro realizado pelo professor durante o decorrer do projeto.

Alunas do Proinfo: Carmensita e Maria José

Nenhum comentário:

Postar um comentário