quarta-feira, 13 de julho de 2011

PROJETO: ANIMAIS DE JARDIM


ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO

Rua João Alexandre, nº 590
Bairro Dom Bosco – CEP: 35661-221


Tema: Borboletas no ar para a vida renovar.
Público Alvo: Crianças de 6 anos de idade – 1º ano do Ensino Fundamental I
Período: Iniciou-se no final de abril e encerrou no final do mês de junho de 2011.
Conteúdo: Ciências – Meio Ambiente

Justificativa: As crianças desde bem pequenas se mostram curiosas e a todo o momento tentam desvendar e conhecer o mundo que os cercam. Já um pouco crescidas estabelecem relações de carinho e amizade. Mas às vezes isso não acontece com os insetos assim elas vivem uma relação de medo ou de curiosidade. Para desmistificar essa relação, e para promover o conhecimento de que todos os seres vivos têm relação direta com a vida do planeta e que os animais são promotores dessa vida , o estudo da borboleta é peça chave dentro desse projeto.

Objetivo:
  • Promover a conscientização sobre as relações de respeito e conservação entre os seres (natureza e ser humano).
  • Despertar nas crianças o desejo de descobrir e valorizar os insetos e seu papel na natureza.
  • Criar um borboletário para acompanhar, observar o desenvolvimento da borboleta, e aprender sobre o seu ciclo de vida.
  • Despertar o interesse na preservação do meio ambiente.

Desenvolvimento:
Para iniciar o projeto fiz um levantamento sobre o assunto. Cada aluno relatava como acreditavam que esses animais nasciam, cresciam, se reproduziam etc. Em seguida foi realizada uma listagem de animais que vivem no jardim e cada um escolheu sobre aquele que gostaria de aprender primeiro. A borboleta foi a mais votada . Durante duas semanas o encaminhamento dado girou em torno de buscar informações e organizar a temática juntamente com eles.
Para isso solicitamos a ajuda da Professora Sônia do Laboratório de Informática para nos auxiliar, orientar, apoiar na realização deste projeto.
Fomos para o laboratório e acessamos várias fontes de pesquisas que a Professora Sônia nos preparou.
Assistimos a um vídeo que contava uma história sobre borboletas e ensinava a fazer o borboletário.
Preparamos o material e fizemos o borboletário munidos das informações adquiridas. A borboleta nasce de ovos colocados em folhas... Entre o cuidado e o receio, os alunos foram coletar ovos, lagartas e até casulos para compor o borboletário.
Depois de pronta a montagem do borboletário durante as semanas seguintes as aulas se dividiam entre a observação e conhecer todo o ciclo através de aulas no laboratório de informática, com vídeos, poesias, músicas, leitura de textos pesquisados pelos alunos, atividades, exposições e principalmente a anotação de cada dado ou fato novo ocorrido no borboletário. Cada criança acompanhou de perto a metamorfose.
Ao nascer às primeiras borboletas o objetivo era devolve-las ao seu ambiente natural, uma vez que todos agora sabem da importância delas para renovar a vida das plantas com a polinização.
A professora Sônia sempre nos acompanhou, registrando todas as etapas do nosso projeto, através de fotos.
Construímos pequenos canteiros para a semeadura e plantação de algumas flores, na área da frente da escola. Uma maneira simbólica de dizer as nossas borboletas que levem consigo por onde passarem a mensagem de respeito e cuidado que essas crianças tem com os animais, em especial pela borboleta não somente por sua beleza, mas por aquilo que ela é capaz de promover.
Finalizamos o projeto no Laboratório de Informática, os alunos desenharam o desenvolvimento da borboleta e a professora Sônia scaneou os desenhos, passou no data show e o próprio aluno narrou sua história para os colegas, mostrando e contando tudo que aprendeu, desenvolvendo assim a oralidade, a criatividade... Os trabalhos depois ficaram em exposição no mural da escola.

Avaliação: A avaliação do projeto foi gradativa, os alunos se envolveram com prazer no projeto.
Estudar a borboleta, seu ciclo e como ela contribui para a preservação do meio ambiente foi uma maneira de fazer com que as crianças percebessem que cada ser mesmo pequenino tem e constrói seu papel na natureza e que respeitá-los é um meio de respeitar a si próprio e de garantir sua própria existência.

Elaboração do projeto: Professora Carla Jussara Silva Rodrigues do 1º ano do Ensino Fundamental I em parceria com a Professora Sônia Alves de Oliveira Gonzaga do Laboratório de Informática que nos incentivou e esteve presente em todos as etapas do projeto.
Colaboradora: Sônia Alves de Oliveira Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário