terça-feira, 12 de julho de 2011

PROJETO: EDUCAÇÃO FÍSICA EM AÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO 
Rua João Alexandre, nº 590
Bairro Dom Bosco - CEP.: 35661-221
Telefone: 3231-9218
Email: edombosco@gmail.com
Blog: http://escoladbosco.blogspot.com


Tema: Tecnologia X Educação Física
Conteúdo: Jogo de Xadrez – Aulas teórica, práticas e avaliativas
Público Alvo: Todos os alunos do 6º ao 8º ano.

Justificativa: De acordo com o planejamento bimestral cada mês se trabalha um conteúdo, contemplando o parâmetro no CBC. E para melhor aproveitamento do conteúdo deste mês “Xadrez”, utilizamos os recursos do laboratório de informática, como um recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.
Esta atividade proporcionou não apenas mais uma opção de lazer, mas a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico. Segundo Charles Partos, mestre internacional suíço, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem as seguintes habilidades:
  • a atenção e a concentração;
  • o julgamento e o planejamento;
  • a imaginação e a antecipação;
  • a memória;
  • a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
  • o espírito de decisão e a coragem;
  • a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
  • a criatividade;
  • a inteligência;
  • a organização metódica do estudo;
  • o interesse pelas línguas estrangeiras.

Objetivo:
  • Ensinar o xadrez com o uso do laboratório de informática para desenvolver as primeiras habilidades do jogo.
  • Colocar os alunos perante novas formas de pesquisas e aprendizagem utilizando os recursos tecnológicos.
  • Valorizar os recursos que a informática nos oferece. Incentivando a prática em casa.
  • Fortalecer a relação entre a tecnologia e Educação Física.

Desenvolvimento:
1º passo: Pesquisa sobre o assunto (jogo de xadrez) em vários sites indicados pela professora Sônia. Apresentação no data show da parte teórica, para que os alunos pudessem ler, copiar e aprender as técnicas do jogo.

2º passo: Manuseio do tabuleiro e das peças.
Os alunos manusearam e jogaram o xadrez, colocando em prática as regras já estudadas.

3º passo: Competição aluno X computador
Os alunos no laboratório de informática, aprenderam a jogar tendo como adversário o computador e sanando algumas dúvidas de estratégias com o professor de Ed. Física João Paulo.

4º passo: Competição on-line aluno X aluno
E em outro momento em sistema on-line, jogaram entre si simultaneamente dentro do laboratório de informática, tornando uma competição intra-sala. Pura diversão! E desenvolvimento de múltiplas habilidades.

5º passo: Avaliação da parte teórica: regras, valores...
Foi realizada uma avaliação teórica sobre regras e valores do jogo de xadrez utilizando o data show para a visualização das questões as quais foram respondidas individualmente em gabarito distribuídos pelo professor no início da avaliação.

Avaliação: A avaliação do projeto foi gradativa, verificando a prática e a teoria com os recursos que a informática nos oferece. Os alunos se envolveram com prazer e durante o recreio, ainda continuam jogando e competindo entre si, desenvolvendo assim a concentração, raciocínio, espírito competitivo e esportivo no dia a dia escolar.

Elaboração do projeto: Professor de Educação Física João Paulo Pereira que solicitou ajuda da Professora Sônia Alves de Oliveira Gonzaga do Laboratório de Informática, que apoiou e colaborou com todos os momentos da realização do projeto.

Parceria que teve excelente resultado.

Colaboradora: Sônia Alves de Oliveira Gonzaga

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