domingo, 3 de julho de 2011

Projeto: Anuário Fotográfico Online

Objetivos: 
  • Antecipar o entendimento de textos em inglês por meio da leitura de imagens, títulos e legendas.
  • Planejar e escrever textos para o álbum da classe.
Conteúdos: 
  • Presente simples
  • Passado simples
  • advérbios, conectivos e adjetivos
Anos: 6ºe 7º

Tempo estimado: O ano todo (Pelo menos duas aulas por mês)

Material necessário: Fotos produzidas pelos alunos.

 Desenvolvimento:

  • 1ª Etapa: 
Para apresentar o gênero álbum de fotos, peça que os alunos tragam fotografias antigas e atuais. Discutir se esses  registros  podem ser  considerados  instrumentos  de  documentação histórica.  Solicitar, ainda, uma pesquisa na internet sobre as características dos  anuários  produzidos  por  escolas,  dizendo que a ideia é produzir  um  semelhante  para  a classe. Alguns  sites  úteis  são  en.wikipedia.org/wiki/yearbook, www.e-yearbook.com, e www.old-yearbooks.com.

  • 2ª Etapa:
 Com base nos dados coletados na pesquisa, pedir à classe que registre em fotos momentos significativos do ano. Ressaltar, ainda, que as fotos do  anuário  possuem  título  e  uma   legenda. Em seguida, mostrar outras  imagens  e  legendas  soltas, pedindo  que  a   turma ligue  o   texto   à   foto correspondente.
  • 3ª Etapa:
Organizar com a turma as categorias em que as imagens produzidas ao longo do ano serão classificadas. Para  cada uma dessas categorias escolher um conteúdo a ser enfatizado. Para fotos de ações habituais, trabalhe o presente simples. Para imagens de eventos com data definida, o passado simples. Selecionar exemplos de legendas que se encaixem nessas categorias para que a classe se familiarize com os elementos de cada uma.
  • 4ª Etapa:
Produção de textos:
-Os alunos deverão escolher as fotos mais representativas, encaixa-las em uma categoria e escrever títulos e legendas para cada uma.

  • 5ª Etapa:
Montar um slideshow, de acordo com a produção escrita.

Produção Final: Álbum fotográfico coletivo com títulos e legendas

Avaliação:

Analisar a adequação gráfica e textual do álbum: títulos cumprem a função de apresentar  a foto? Legendas apresentam descrições claras e coerentes de pessoas e eventos? Os conteúdos curriculares foram   usados corretamente (presente simples para ações cotidianas, passado simples para o ocorrido ao longo  do ano e adjetivos, conectivos e advérbios para enriquecer as descrições)? Com base  nesses critérios, manter  uma ficha de cada aluno para identificar quais pontos necessitam ser  mais bem  trabalhados  nas  atividades  de revisão coletiva.

Alunas: Carmensita e Maria José

Nenhum comentário:

Postar um comentário