Objetivos:
- Antecipar o entendimento de textos em inglês por meio da leitura de imagens, títulos e legendas.
- Planejar e escrever textos para o álbum da classe.
Conteúdos:
- Presente simples
- Passado simples
- advérbios, conectivos e adjetivos
Anos: 6ºe 7º
Tempo estimado: O ano todo (Pelo menos duas aulas por mês)
Material necessário: Fotos produzidas pelos alunos.
Desenvolvimento:
Para apresentar o gênero álbum de fotos, peça que os alunos tragam fotografias antigas e atuais. Discutir se esses registros podem ser considerados instrumentos de documentação histórica. Solicitar, ainda, uma pesquisa na internet sobre as características dos anuários produzidos por escolas, dizendo que a ideia é produzir um semelhante para a classe. Alguns sites úteis são en.wikipedia.org/wiki/yearbook, www.e-yearbook.com, e www.old-yearbooks.com.
Com base nos dados coletados na pesquisa, pedir à classe que registre em fotos momentos significativos do ano. Ressaltar, ainda, que as fotos do anuário possuem título e uma legenda. Em seguida, mostrar outras imagens e legendas soltas, pedindo que a turma ligue o texto à foto correspondente.
Organizar com a turma as categorias em que as imagens produzidas ao longo do ano serão classificadas. Para cada uma dessas categorias escolher um conteúdo a ser enfatizado. Para fotos de ações habituais, trabalhe o presente simples. Para imagens de eventos com data definida, o passado simples. Selecionar exemplos de legendas que se encaixem nessas categorias para que a classe se familiarize com os elementos de cada uma.
Produção de textos:
-Os alunos deverão escolher as fotos mais representativas, encaixa-las em uma categoria e escrever títulos e legendas para cada uma.
Montar um slideshow, de acordo com a produção escrita.
Produção Final: Álbum fotográfico coletivo com títulos e legendas
Avaliação:
Analisar a adequação gráfica e textual do álbum: títulos cumprem a função de apresentar a foto? Legendas apresentam descrições claras e coerentes de pessoas e eventos? Os conteúdos curriculares foram usados corretamente (presente simples para ações cotidianas, passado simples para o ocorrido ao longo do ano e adjetivos, conectivos e advérbios para enriquecer as descrições)? Com base nesses critérios, manter uma ficha de cada aluno para identificar quais pontos necessitam ser mais bem trabalhados nas atividades de revisão coletiva.
Alunas: Carmensita e Maria José
Nenhum comentário:
Postar um comentário